domingo, 3 de junho de 2012

Sai cerveja e uma cantiga

 Foi com o peito a sangrar, mas em irreverente audição de "somos portugueses" do Mário Mata (http://www.youtube.com/watch?v=nbSnkDoaqyE) que se dirigiu à urna. Na mão o voto inútil; a certeza inequívoca que aquele isolado boletim de voto não iria dar alma ao país cadavérico que o viu nascer.
 Deixou-o cair pela fenda do seu destino; sorriu à jovem que lhe sorria por trás da mesa; apeteceu-lhe gritar: votem comunismo! Uma vez na vida, seus cachorros, votem comunismo!!!
 Porém, o pensamento assim como veio, assim se foi... levado na desolação duma esquerda a brincar às oposições, a dizer que não porque sim; asfixiado numa direita a dizer que sim mas não.
 Em frente à Escola Avelar Brotero, na Solum em Coimbra, onde se realizavam as eleições está um bar, a urna certa para a alma. Sentou-se a uma das poucas mesas colocadas no passeio. Olhou o outro lado da estrada e recordou os tempos idos em que fôra aluno naquela escola.
 Sentia-se ainda um cheiro a cravos, os partidos políticos empenhados em cativar a juventude e, no seio da juventude, aquela meia dúzia de líricos a desejarem ser independentes... ele a colaborar.
 Sai a cerveja.
 Ele a lutar por uma juventude jovem por si própria, endócrina, e a juventude a deixar-se adulterar (vejam a palavra) por partidos, exócrina.
 Não recuou perante o MRPP, não teve medo da UDP e até caminhou de mão dada com a JCP, enquanto dialogava no seio do CDS e do PSD... um dia, decidiu-se pelos "Verdes", eram eles verdes... e nunca chegaram a amadurecer... 
 Sai a cerveja.
 Agora estava ali, apartidário, decepcionado, cumprido o direito de voto, a castigar-se meditativamente por se sentir culpado da apatia dos outros.
 Não culpava os interesses capitalistas do CDS nem a ganância ditaturial do PSD; doía-lhe mais a hipocrisia do Manuel Alegre, o conservadorismo do PCP, a errónea estratégia do BE e, sobretudo a ausência de convicção política de quem, defronte, acabara de votar PSD.
 Não se pode votar num porque os outros são iguais, assim estamos a contribuir para a desigualdade, pois uns são eleitos e os outros não.
 Sai cerveja e uma cantiga: http://www.youtube.com/watch?v=gXK2I7IWNVg

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cuidado! está a ser observado.