Se eu me chamasse Sttau, denominaria isto: Carne motriz fora da borda do prato.
A cena passa-se à entrada dum café à espera que um invejoso faça queixa à ASAE. Os intervenientes são gente, portanto esquecidos pelo Governo, espoliados pelo Banco e bebem um vinho a granel que a dona do estabelecimento vai vendendo para não perder clientes mas sujeitando-se a perder o café.
A um deles pensei chamar Estragón e ao outro Vladimir, mas isso poderia levar o lectio-espectador a viajar para estepes longínquas da realidade portuguesa, por iso a um chamei Zé e a outro Tó (sem qualquer intenção alusiva ao suíno).
ZÉ - (Brincando com o copo e petiscando as tapas de queijo e chouriço) Já alguma vez pensaste que nós somos uma cambada de necrófilos?
TÓ - (Como que rebuscando resposta entre calos de construção civil e os anos a que deixara a escola) - Necrófilos.... hmmm. Tem a ver com mortos, não é?...
ZÉ - Exactamente. Diz-se das espécies que se alimentam de coisas mortas.
TÓ - (Ausente) E quem é que faz uma porcaria dessas?...
ZÉ - Nós! Os humanos!
TÓ - Ah... pois... pensei nos abutres... (ri-se) É dos filmes de cóbois. (Acende um cigarro) Achas que os humanos se alimentam de coisas mortas?
ZÉ - És parvo ou quê?... Atão tu não vês que só comemos coisas mortas?...
TÓ - Sim... é verdade... (e como que a querer defender-se) Mas há coisas que cozinhamos vivas. (Pausa; olha o interlocutor) Pois, tens razão, durante a cozedura morrem... Olha lá, e um chouriço?... Considera-se morto ou não?
ZÉ - Morto, claro!, então ele não é feito de carne?...
TÓ - Pois, estou a ver... e o queijo?!... Ouvi dizer que o queijo está vivo, que é uma espécie de universo mais pequenino, cheio de bichinhos chamados bactérias!...
ZÉ - (Emudeceu. Ficou pensativo) Pois, mas são bactérias mortas...
TÓ - Serão?!... E aqueles queijos suiços com vermes que parecem isco da pesca? E aquele francês com bolor? Ora esses estão vivos!
ZÉ - (Inquietou-se. Encheu o copo, vazou o copo, encheu o copo) Mas isso são outras coisas, o queijo em si está morto...
TÓ - Sim... eu acho que sou um necrófilo duplo.
ZÉ - Duplo?!...
TÓ - Sim, sou vegetariano.
ZÉ - Qual vegetariano ?! Atão tás a comer chouriço!!!
TÓ - Por isso mesmo, duplo. O porco comeu vegetais mortos, eu estou a comer o porco; quer dizer que eu só estou a comer os vegetais mortos duas vezes!
Chegou a ASAE.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Cuidado! está a ser observado.